Ibis Salvador Rio Vermelho
Jo&Joe RJ Largo do Boticário
Mousse salgada de queijo gorgonzola, parmesão e ervas aromáticas, coulis de frutas vermelhas, com um crocante de tapioca e parmesão.
Costela Suína marinada na pimenta de cheiro. Cuscuz de farinha de milho, couve crispy, vegetais na manteiga clarificada, amendoim e caramelo de tangerina.
Mercure Itajaí Navegantes
Novotel Manaus
Grãos orgânicos, peixe curado da estação, panceta suína de porco crioulo e espuma de vinho branco.
Costela assada e defumada, arroz caldoso de erva mate “chimarrão”, sofrito, camarões rosas grelhados, emulsão especial e açafrão da terra.
Tartar de peixe branco, cream cheese e cebolinha, servido com banana da terra, coco e crispy de couve.
Posta de pirarucu selado sobre molho Velouté de tucupi, jambu salteado, molho campanha de coco fresco e pururuca de tapioca.
Grand Mercure Eixo Monumental
Pullman SP Ibirapuera
Acc. Chef Fabian Ruiz
Com mais de 20 anos de profissão na gastronomia brasileira, o Chef Paulo Vilela representa a cozinha NORDESTINA do nosso festival, pois sempre esteve à frente de grandes restaurantes baianos como o Conventual, do Hotel Convento do Carmo, no qual elaborou cardápios especiais para eventos sociais, culturais e diplomáticos, como a recepção do embaixador de Portugal no Brasil. Dinâmico e ágil, Paulo é desses profissionais que fazem a cozinha parecer uma brincadeira divertida, fácil e que acontece como num passe de mágica.
Especializado em culinária mediterrânea, Paulo também acumula vivências pela culinária internacional e local, na qual conseguiu expressar a gastronomia familiar típica de sua região. Atualmente, o Chef Paulo é responsável pela Cozinha do ibis Rio Vermelho e Restaurante do Casarão, do combo de hotéis ibis e Mercure Salvador Rio Vermelho, onde elabora pratos internacionais com um toque regional.
No Sabores do Brasil, Paulo trouxe uma pitada baiana para o menu dos hotéis econômicos, e que vai abraçar o seu paladar com aquele tempero de família.
Desde a infância, a Chef Dani sempre foi curiosa e inquieta, buscando aprendizado desde a cozinha de sua avó. A chef se apaixonou pela profissão por meio dos livros de culinária da família, depois descobrindo a gastronomia em meio ao trabalho missionário e finalmente até a profissionalização. Primeiro como estudante do ProUni em uma universidade carioca, e depois como bolsista da famosa Le Cordon Bleu RJ, a chef entendeu que se aventurar era sua melhor saída. Mesmo trabalhando como plantonista administrativa em um hospital, Dani conseguia encontrar tempo para estudar e persistir no sonho, até se formar em 2019, e passar em um processo seletivo de trainee na área de alimentos em uma grande empresa de restaurantes. Foi neste momento que recebeu um convite da Globo e teve uma breve participação na Primeira temporada do Reality ‘Mestre do Sabor”.
Nos últimos anos a chef Dani abriu um delivery de hamburguer, passou por um restaurante típico paraense, por um café em Botafogo, e pelo Verso Restaurante, experiência que colocaram em prática o que havia aprendido na Cordon Bleu. Assumiu a primeira chefia na inauguração do Restaurante Marinho Atlântico, sendo comandada pelo Chef Meguru, que a credenciou para liderar a cozinha do nosso querido Jo&Joe RJ Largo Boticário, que segue levando a desafios e oportunidades de aprendizado incríveis para Dani, como representar o SUDESTE no Festival Sabores do Brasil.
O Chef Carlos Lopes é um destes estudiosos da gastronomia que poderia passar horas falando sobre detalhes da produção local de apenas um dos ingredientes que fazem parte de suas criações. Chef responsável por toda composição de alimentos e bebidas do Mercure Itajaí Navegantes, ele é a pessoa a frente restaurante Kais, no qual a gastronomia Surf ‘n’ Turf (união de carnes do mar e da terra) honra suas origens. Neto de pescadores, Carlos viu sua paixão pela profissão nascer desde o berço, quando acompanhava sua avó cozinhando os mais variados tipos de pescados trazidos por seu avô.
Em uma história potente de relação com a cozinha ancestral familiar, o chef cresceu na carreira empoderando ingredientes e produtores locais, e acumulou passagens nas maiores redes de hoteleiras do mundo, sobretudo desenvolvendo padrões de cozinha, inaugurando hotéis e participando do treinamento direto das equipes. Representante da região SUL, Carlos veio ao festival Sabores do Brasil para lhe proporcionar a oportunidade única de provar um pouco da cozinha regional da marca Mercure, aqui representada através da memória familiar do chef.
Responsável da região NORTE do nosso festival, o Chef Manoel Brelaz faz jus à gastronomia amazônica por meio de suas criações simples e potentes, com composições marcadas pela utilização de peixes, frutas e hortaliças oriundas das matas e dos rios da região. Sempre buscando valorizar e promover a gastronomia da região, Manoel apresenta uma cozinha extremamente original e autêntica, e que ainda passeia por outras vertentes da culinária para encontrar formas de inovar sua raiz.
Manoel iniciou a carreira profissional de chef de cozinha na hotelaria em 2016, quando passou por diferentes hotéis da capital amazonense, até assumir a cozinha do Novotel Distrito Manaus, mas a paixão pelas panelas começou bem antes.
O chef conta que foi vendo seu pai cozinhar que encontrou inspiração para se tornar o cozinheiro de elite que é hoje, mas foi apenas com o incentivo de sua tia que teve coragem de atender ao chamado da cozinha e seguir o próprio sonho. Manoel entendeu que precisava trilhar um caminho próprio para se tornar um grande profissional, e hoje, responsável por todos os eventos, café da manhã e também pelo restaurante principal do Novotel Manaus, ele culmina essa belíssima trajetória ao apresentar um menu 100% autoral, e que não poderia representar melhor toda a originalidade de sua gastronomia.
Bem humorado e muito humilde, Nilson Favacho é o chef responsável pela região CENTRO-OESTE brasileira em nosso Festival. Favacho é formado em gastronomia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e pelo Instituto Argentino de Gastronomia (IAG), escolas que foram sua base para pegar nas facas e panelas. Ele também é técnico em Nutrição, e especializado em cozinha indiana na escola Perfect Cookery Class, lá em Nova Delhi-Índia. Mas é claro que só estudo não é suficiente para liderar uma cozinha, então nosso chef também fez questão de alçar voos em diversas jornadas por estabelecimentos variados no Brasil e no mundo. E é literalmente voar, pois Favacho começou sua paixão pela culinária como cozinheiro da aeronáutica, onde aprendeu o ofício que o levou a trabalhar em Belém do Pará, Brasília e até na Índia, onde consolidou uma combinação única que premia nossos pratos com comida bem temperada e colorida.
Atualmente Favacho trabalha no Restaurante Capim Dourado, dentro do hotel Grand Mercure Brasilia Eixo Monumental, no qual desenvolve a função de chef de cozinha executivo, e veio ao Festival Sabores do Brasil mostrar que boa comida é sempre feita de alegria e amor.
Anna Junqueira, Chef Confeiteira do Pullman São Paulo Ibirapuera, é uma alquimista talentosa, inspiradora e criativa, dessas paulistanas cheias de personalidade vivaz e autêntica.
Com uma grande paixão pela confeitaria, Anna se profissionalizou em Gastronomia pelo Senac de São Paulo e possui uma vasta experiência em cursos específicos da confeitaria, abrangendo desde o tradicional até o moderno. Essa chef confeiteira também fez Iniciação Científica sobre acessibilidade em restaurantes estrelados Michelin em São Paulo, sobre a Dignidade Humana e o Cacau no Brasil. Quem aí não ama essa frutinha querida?
Ao longo de sua carreira, nossa chef adquiriu experiência trabalhando na confeitaria de hotéis de luxo da capital paulista, além de ter desempenhado o papel de Coordenadora Geral de Produção na Baiani Chocolates, supervisionando todas as etapas de produção de chocolates e liderando todas as áreas, desde o recebimento do cacau até a finalização e embalagem dos produtos.
Seu sonho é criar uma confeitaria acessível, valorizando ingredientes brasileiros e contando a histórias do país através de seus doces. Que lugar melhor que o Festival Sabores do Brasil para isso, não é?
Anna Junqueira é uma promessa da confeitaria, com sua dedicação, amor pela arte e talento que prometem deixar marcas!
O Fundo Agbara tem origem em práticas de filantropia comunitária, negra e ancestral, nasceu oficialmente em 01/09/2020, em meio a pandemia de COVID-19, através da sistematização de vaquinhas recorrentes organizadas pela fundadora Aline Odara.
Hoje, reconhecido como o Primeiro Fundo Filantrópico de Mulheres Negras para a Justiça Social no Brasil, o Fundo é uma organização cuja missão é contribuir para a equidade racial e de gênero, promovendo o acesso a direitos econômicos para mulheres negras em todo o país.
Antirracismo, acolhimento, ancestralidade e valorização de trajetórias negras, colaboração, articulação em rede e transparência são valores que guiam as ações, estratégias e atuação em mais de 2.500 atendimentos prestados a mulheres negras de todo o Brasil.
E, por reverenciarmos a influência e representatividade das mulheres negras para a culinária brasileira, a cada combo vendido no Festival Sabores do Brasil, vamos doar R$ 2,00 para o Fundo Agbara.